Agência Sergipe
de Notícias

Secretaria de Saúde apoia “Seminário de Acolhimento aos Gestores do SUS”

O seminário reúne gestores de saúde dos 75 municípios do estado de Sergipe
07 de Fevereiro de 2019 | 17:34

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), através das Diretorias de Atenção Integral à Saúde (Dais), Vigilância em Saúde (DVS) e de Planejamento (Diplan), participa do “Seminário de Acolhimento aos Gestores do SUS”, realizado pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Sergipe (Cosems) em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais (Conasems) e com o Núcleo Estadual do Ministério da Saúde (NEMS). O evento acontece no Quality Hotel nos dias 7 e 8 de fevereiro, das 9h às 18h, e conta com a presença de gestores de saúde dos 75 municípios do estado de Sergipe, que terão a oportunidade de participar de diversas palestras e trocar experiências através da escuta e acolhimento de suas expectativas.

Parceira constante do Cosems na realização desse evento, a SES disponibilizou cerca de 40 técnicos que estarão presentes nos dois dias do encontro acolhendo e tirando dúvidas dos municípios em sala especialmente reservada para o atendimento individual.

“É papel do Estado fazer a coordenação das políticas de atenção e vigilância e estamos participando desse evento promovido pelo Cosems devido à importância de esses novos secretários terem acesso à agenda da saúde. Durante o evento, o Cosems oportuniza uma sala de atendimento aos municípios e a gente está aqui com a presença dos técnicos do Planejamento, Vigilância à Saúde e da Diretoria de Atenção Integral à Saúde, em especial das coordenações de atenção primária e de Assistência Farmacêutica, permitindo aos gestores tirar suas dúvidas sobre os programas do Ministério da Saúde, sobre o dia a dia e a situação de saúde dos seus municípios”, explicou o diretor da Dais, João Lima Junior.

O secretário executivo do Colegiado¸ Salviano Augusto de Almeida Mariz, informou que o seminário foi organizado com temas de fundamental importância para quem está começando e para enriquecer os secretários que continuam na gestão das pastas nos municípios. "Resolvemos fazer esse acolhimento mesmo no meio da gestão porque, hoje, temos 58 novos secretários. Então, o objetivo foi promover toda essa acolhida, informações, temas importantíssimos para a gestão. Trouxemos o presidente do Conasems, Mauro Guimarães Junqueira, os dois vice-presidentes do Conasems do Pará e do Ceará, além da Dra. Lenir, consultora jurídica do Conasems, que lançou um livro e cada gestor receberá um exemplar”, disse.

Para a secretária de Saúde de Salgado, Sonia Maria dos Santos, estar no Seminário de Acolhimento aos novos gestores é sempre importante pela experiência de compartilhar as questões de saúde, de financiamento, e principalmente conhecer as novas tecnologias, que estão sempre surgindo, além compartilhar com os novos colegas as dificuldades de gestão.

“Eles têm a preocupação de fazer esse Seminário sempre que há mudanças de gestão para poder inteirar os gestores de como é a gestão da saúde e onde podem buscar informações importantes para o gerenciamento como, por exemplo, as redes de assistência, de atenção básica, de assistência farmacêutica, a rede especializada e os sistemas de informações mesmo, que são complexos, para um gestor novo que ainda não tenha propriedade. É importante, também, para que se reconheça quem são os coordenadores, os responsáveis, para poder tomar decisões melhores e resolver os problemas que são encontrados no município. Então é um evento de extrema importância”, reforçou Sonia.

• Medium 1d6bad5ec53d7ad95a2eb46a7c4a1c7d
  • Medium a060f9fb962c7f2643f25dd48f6f57ec
  • Medium 5e2f1957e3ebcc7af337ac47db545d5e
  • Medium f1edfa3b0b4f9e3a0830920bad55be23